Emília no país da Gramática |
QUESTÃO
01
Diante das orações que seguem, atente-se para
a ocorrência de algumas conjunções, analisando, posteriormente, a relação de
sentido estabelecida entre elas:
a- “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja”. (Oswald de
Andrade)
COMPARAÇÃO
b – “Naquele momento, como já disse, conservavam-se todos em silêncio”. (Graciliano Ramos).
b – “Naquele momento, como já disse, conservavam-se todos em silêncio”. (Graciliano Ramos).
CONFORMIDADE
c – Para que sejas bem sucedido, procure se aperfeiçoar sempre.
c – Para que sejas bem sucedido, procure se aperfeiçoar sempre.
FINALIDADE
d – Quando me faz elogios, sinto-me honrada.
d – Quando me faz elogios, sinto-me honrada.
TEMPO
e – A saudade aumenta, à medida que os dias vão passando.
PROPORÇÃO
f – Desde que respeite minhas opiniões, poderemos conversar.
f – Desde que respeite minhas opiniões, poderemos conversar.
CONDIÇÃO
QUESTÃO 02
Dizeres
contidos em um anúncio publicitário revelavam-nos o presente discurso:
“Viver ou sonhar?
Com esta
dúvida você passa a vida sonhando.
Viver e sonhar
Com esta
decisão você começa a viver seus sonhos”.
a) No que
se refere aos termos em destaque, explique a relação de sentido estabelecida
por estes.
Em “ou”
há uma relação de ALTERNÂNCIA; em “e” há uma relação de ADIÇÃO.
b) Explique
a diferença de sentido que os termos em destaque provocam no anúncio.
Na
primeira sentença, a conjunção “ou” estabelece uma ideia de escolha quanto à a
atitude a ser tomada; na segunda sentença, a conjunção “e” aponta a noção de
que é preciso colocar ambas as atitudes em prática.
QUESTÃO 03
Analise os pares de enunciados, conectando-os
logo em seguida por meio de uma conjunção que se adéque ao contexto:
a – São várias as injustiças sociais. Não
podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
São várias as injustiças sociais, CONTUDO, não
podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
b – Suas escolhas farão toda diferença futuramente. Prossiga rumo à conquista de seus ideais.
Suas escolhas farão toda diferença
futuramente, PORTANTO, prossiga rumo à conquista de seus ideais.
c – Somente duas opções lhe restavam. Continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.
Somente duas opções lhe restavam, OU continuaria
omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.
d – Não comparecemos à reunião. Estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.
Não comparecemos à reunião, POIS, estávamos
aplicando testes aos futuros colaboradores.
e – Tente desculpar-se com seus amigos. Depois os convide para um programa agradável.
Tente desculpar-se com seus amigos E depois
os convide para um programa agradável.
QUESTÃO
04
A análise de uma conjunção está
intrinsecamente ligada ao contexto no qual é empregada, visto que um mesmo
conectivo pode apresentar distintas classificações, em se tratando de um dado
enunciado linguístico. Com base nas informações prestadas e, sobretudo, em seus
conhecimentos, analise os casos em evidência, com vistas a apontar o tipo de
relação estabelecida.
a) Como não tinha se preparado para o exame avaliativo, seu desempenho não foi satisfatório.
a) Como não tinha se preparado para o exame avaliativo, seu desempenho não foi satisfatório.
CAUSA
b) Realizamos o trabalho como nos foi determinado.
b) Realizamos o trabalho como nos foi determinado.
CONFORMIDADE
c) Era linda como uma flor, e meiga como um anjo.
c) Era linda como uma flor, e meiga como um anjo.
COMPARAÇÃO
d) Não procurava interagir com ninguém, como resultado, foi excluída do grupo.
d) Não procurava interagir com ninguém, como resultado, foi excluída do grupo.
CONSEQUÊNCIA
QUESTÃO
05
(PUC-SP) No período: “Da própria garganta
saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma
ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
QUESTÃO 06
(UEL-PR) Não gostava
muito de novelas policiais; admirava, porém,
a técnica de seus autores.
a) visto como b) enquanto c) conquanto d) porquanto e) à medida que
QUESTÃO 07
a) visto como b) enquanto c) conquanto d) porquanto e) à medida que
QUESTÃO 07
(PUC-SP) Assinale a alternativa que possa
substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo,
sem alterar o significado delas.
"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos.
(Conseqüentemente), a filha também será morena e alta."
a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito
QUESTÃO 08
"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos.
(Conseqüentemente), a filha também será morena e alta."
a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito
QUESTÃO 08
(CESGRANRIO-RJ) Assinale o período em que
ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em
"A atividade científica é tão natural
quanto qualquer outra atividade
econômica".
a) Ele era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido.
b) Quanto mais estuda, menos aprende.
c) Tenho tudo quanto quero.
d) Sabia a lição tão bem como eu.
e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.
QUESTÃO 09
a) Ele era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido.
b) Quanto mais estuda, menos aprende.
c) Tenho tudo quanto quero.
d) Sabia a lição tão bem como eu.
e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.
QUESTÃO 09
(FUVEST-SP) "Podem acusar-me: estou com
a consciência tranquila." Os dois pontos (:) do período acima
poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as
duas orações pela conjunção:
a) portanto. b) e. c) como. d) pois. e) embora.
a) portanto. b) e. c) como. d) pois. e) embora.
QUESTÃO 10
(UNIMEP-SP) "Apenas se viu cruzando a
linha de chegada, começou a gritar de alegria."
Comece com: Começou a gritar de alegria,
a) conquanto. b) à medida que c) tanto que d) já que e) contudo
QUESTÃO 11
Comece com: Começou a gritar de alegria,
a) conquanto. b) à medida que c) tanto que d) já que e) contudo
QUESTÃO 11
No período "Os banqueiros já puderam comemorar o investimento, pois o índice de risco e de instabilidade do Brasil caiu", a conjunção pois estabelece uma relação de:
a) explicação b) oposição c) condição d) causa e) comparação
QUESTÃO 12
Identifique e classifique as conjunções
coordenativas dos períodos a seguir:
a) Ora xingava a mãe do juiz, ora reclamava dos jogadores. ALTERNATIVAS
b) O pai procurou o filho e humildemente pediu-lhe desculpas. ADITIVA
c) Não corra, que é perigoso. EXPLICATIVA/ CONSECUTIVA
d) O professor não só veio como vai dar prova. ADITIVA
e) Ele foi eleito, porém suas loucuras não tinham o apoio da população. ADVERSATIVA
a) Ora xingava a mãe do juiz, ora reclamava dos jogadores. ALTERNATIVAS
b) O pai procurou o filho e humildemente pediu-lhe desculpas. ADITIVA
c) Não corra, que é perigoso. EXPLICATIVA/ CONSECUTIVA
d) O professor não só veio como vai dar prova. ADITIVA
e) Ele foi eleito, porém suas loucuras não tinham o apoio da população. ADVERSATIVA
QUESTÃO
13
Explicite as relações de sentido da conjunção “pois” em cada caso:
a) Deitei-me cedo, POIS estava muito cansado.
Explicite as relações de sentido da conjunção “pois” em cada caso:
a) Deitei-me cedo, POIS estava muito cansado.
EXPLICATIVA
b) O político não agiu com lealdade; perdeu, POIS, na disputa pela reeleição.
b) O político não agiu com lealdade; perdeu, POIS, na disputa pela reeleição.
CONCLUSIVA
c) O aluno não estudou o suficiente; ficou, POIS, reprovado.
c) O aluno não estudou o suficiente; ficou, POIS, reprovado.
CONCLUSIVA
d) As mulheres entendem de economia, POIS são elas as responsáveis pela organização do orçamento familiar.
d) As mulheres entendem de economia, POIS são elas as responsáveis pela organização do orçamento familiar.
EXPLICATIVA
QUESTÃO 14
No período: "Paulo gritou tanto, que ficou rouco", a conjunção "que" estabelece, entre a oração principal e a oração adverbial, uma relação de:
a) comparação
b) causa
c) conseqüência
d) concessão
e) conformidade
QUESTÃO 14
No período: "Paulo gritou tanto, que ficou rouco", a conjunção "que" estabelece, entre a oração principal e a oração adverbial, uma relação de:
a) comparação
b) causa
c) conseqüência
d) concessão
e) conformidade
QUESTÃO
15
Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom nos demais”.
Existe no período composto acima, uma clara relação de:
a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo
Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom nos demais”.
Existe no período composto acima, uma clara relação de:
a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo
QUESTÃO
16
(AFR-Vunesp) A alternativa que substitui,
correta e respectivamente, as conjunções ou locuções grifadas nos períodos
abaixo é:
I. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia.
II. Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes.
III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas.
IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência.
a) porque, mesmo que, segundo, ainda que
b) como, desde que, conforme, logo
c) quando, caso, segundo, tão logo
d) salvo se, a menos que, conforme, pois
e) pois, mesmo que, segundo, entretanto
QUESTÃO 17
(Mackenzie- SP) Assinale o item em que a
conjunção“como” assume a mesma ideia que em “Como choveu bastante, as ruas estavam alagadas”:I. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia.
II. Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes.
III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas.
IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência.
a) porque, mesmo que, segundo, ainda que
b) como, desde que, conforme, logo
c) quando, caso, segundo, tão logo
d) salvo se, a menos que, conforme, pois
e) pois, mesmo que, segundo, entretanto
QUESTÃO 17
a) Como você conseguiu chegar até aqui?
b) Como todos podem ver, a situação não é das melhores.
c) Não só leu os livros indicados, como também outros de interesse pessoal.
d) Como não telefonou, resolvi procurá-lo pessoalmente.
e) O arquiteto projetou o jardim exatamente como lhe pediram.
Isabel, adorei este material, ele está sendo de grande utilidade para finalisar o processo de compreensão do conteúdo, embora as aulas tenham sido maravilhosas e de aproveitamento 100%, a revisão ajudou mais e mais, seria bem interessante se todos os professores adotarem esta metodologia. Alias, você poderia abrir até um espaço aqui em seu blog, para os professores deixarem documentos como este!. Obg!
ResponderExcluirJoao Filho, a metodologia foi repassada.. vocês poderiam conversar com os professore para que eles abrissem esse canal. Infelizmente não dá pra abrir espaço pra outras disciplinas porque vai desvirtuar o foco do blog, que é fala da Língua Portuguesa.. mas essa ideia que você deu seria ótima para o blog da escola, não acha?
ResponderExcluirObg pelo comentário!
Isabel Muniz
Essas dicas são muito importantes, pois a gramática é influência para que possamos fazer uma boa redação principalmente no Enem. enfim pode muda o nosso futuro,uma simples dica.obrigada Isabel pelo que estar fazendo.
ResponderExcluirJessé de lima N° 19
MANUTENÇAO B