segunda-feira, 11 de março de 2013

O que cai sobre Gramática no Provão?

Emília no país da Gramática


QUESTÃO 01

Diante das orações que seguem, atente-se para a ocorrência de algumas conjunções, analisando, posteriormente, a relação de sentido estabelecida entre elas:

a- “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja”. (Oswald de Andrade)
COMPARAÇÃO
b – “Naquele momento, como já disse, conservavam-se todos em silêncio”. (Graciliano Ramos).
CONFORMIDADE
c – Para que sejas bem sucedido, procure se aperfeiçoar sempre. 
FINALIDADE
d – Quando me faz elogios, sinto-me honrada.
TEMPO
e – A saudade aumenta, à medida que os dias vão passando. 
PROPORÇÃO
f – Desde que respeite minhas opiniões, poderemos conversar.
CONDIÇÃO

QUESTÃO 02

Dizeres contidos em um anúncio publicitário revelavam-nos o presente discurso:

“Viver ou sonhar?
Com esta dúvida você passa a vida sonhando.
Viver e sonhar
Com esta decisão você começa a viver seus sonhos”.

a) No que se refere aos termos em destaque, explique a relação de sentido estabelecida por estes.
Em “ou” há uma relação de ALTERNÂNCIA; em “e” há uma relação de ADIÇÃO.
b) Explique a diferença de sentido que os termos em destaque provocam no anúncio.
Na primeira sentença, a conjunção “ou” estabelece uma ideia de escolha quanto à a atitude a ser tomada; na segunda sentença, a conjunção “e” aponta a noção de que é preciso colocar ambas as atitudes em prática.

QUESTÃO 03

Analise os pares de enunciados, conectando-os logo em seguida por meio de uma conjunção que se adéque ao contexto:
a – São várias as injustiças sociais. Não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
São várias as injustiças sociais, CONTUDO, não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.

b – Suas escolhas farão toda diferença futuramente. Prossiga rumo à conquista de seus ideais.
Suas escolhas farão toda diferença futuramente, PORTANTO, prossiga rumo à conquista de seus ideais.

c – Somente duas opções lhe restavam. Continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.
Somente duas opções lhe restavam, OU continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.

d – Não comparecemos à reunião. Estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.
Não comparecemos à reunião, POIS, estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.

e – Tente desculpar-se com seus amigos. Depois os convide para um programa agradável.
Tente desculpar-se com seus amigos E depois os convide para um programa agradável.


QUESTÃO 04

A análise de uma conjunção está intrinsecamente ligada ao contexto no qual é empregada, visto que um mesmo conectivo pode apresentar distintas classificações, em se tratando de um dado enunciado linguístico. Com base nas informações prestadas e, sobretudo, em seus conhecimentos, analise os casos em evidência, com vistas a apontar o tipo de relação estabelecida.

a) Como não tinha se preparado para o exame avaliativo, seu desempenho não foi satisfatório.
CAUSA
b) Realizamos o trabalho como nos foi determinado.
CONFORMIDADE
c) Era linda como uma flor, e meiga como um anjo.
COMPARAÇÃO
d) Não procurava interagir com ninguém, como resultado, foi excluída do grupo.
CONSEQUÊNCIA

QUESTÃO 05

(PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência

QUESTÃO 06

 (UEL-PR) Não gostava muito de novelas policiais; admirava, porém, a técnica de seus autores.

a) visto como      b) enquanto       c) conquanto       d) porquanto      e) à medida que


QUESTÃO 07

(PUC-SP) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.

"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos.
(Conseqüentemente), a filha também será morena e alta."

a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito

QUESTÃO 08

(CESGRANRIO-RJ) Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em "A atividade científica é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica".

a) Ele era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido.
b) Quanto mais estuda, menos aprende.
c) Tenho tudo quanto quero.
d) Sabia a lição tão bem como eu.
e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

QUESTÃO 09

(FUVEST-SP) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

a) portanto.        b) e.       c) como.        d) pois.         e) embora.


QUESTÃO 10

(UNIMEP-SP) "Apenas se viu cruzando a linha de chegada, começou a gritar de alegria."
Comece com: Começou a gritar de alegria,

a) conquanto.      b) à medida que       c) tanto que        d) já que               e) contudo


QUESTÃO 11

No período "Os banqueiros já puderam comemorar o investimento, pois o índice de risco e de instabilidade do Brasil caiu", a conjunção pois estabelece uma relação de:

a) explicação            b) oposição        c) condição           d) causa               e) comparação

QUESTÃO 12

Identifique e classifique as conjunções coordenativas dos períodos a seguir:

a) Ora xingava a mãe do juiz, ora reclamava dos jogadores. ALTERNATIVAS
b) O pai procurou o filho e humildemente pediu-lhe desculpas. ADITIVA
c) Não corra, que é perigoso. EXPLICATIVA/ CONSECUTIVA
d) O professor não só veio como vai dar prova. ADITIVA
e) Ele foi eleito, porém suas loucuras não tinham o apoio da população. ADVERSATIVA


QUESTÃO 13
Explicite as relações de sentido da conjunção “pois” em cada caso:

a) Deitei-me cedo, POIS estava muito cansado.
EXPLICATIVA
b) O político não agiu com lealdade; perdeu, POIS, na disputa pela reeleição.
CONCLUSIVA
c) O aluno não estudou o suficiente; ficou, POIS, reprovado.
CONCLUSIVA
d) As mulheres entendem de economia, POIS são elas as responsáveis pela organização do orçamento familiar.
EXPLICATIVA

QUESTÃO 14

No período: "Paulo gritou tanto, que ficou rouco", a conjunção "que" estabelece, entre a oração principal e a oração adverbial, uma relação de:

a) comparação
b) causa
c) conseqüência
d) concessão
e) conformidade

QUESTÃO 15

Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom nos demais”.
Existe no período composto acima, uma clara relação de:

a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo

QUESTÃO 16

(AFR-Vunesp) A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as conjunções ou locuções grifadas nos períodos abaixo é:

I.       Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia.
II.    Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes.
III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas.
IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência.

a)      porque, mesmo que, segundo, ainda que
b)      como, desde que, conforme, logo
c)      quando, caso, segundo, tão logo
d)     salvo se, a menos que, conforme, pois
e)      pois, mesmo que, segundo, entretanto

QUESTÃO 17

(Mackenzie- SP) Assinale o item em que a conjunção“como” assume a mesma ideia que em “Como choveu bastante, as ruas estavam alagadas”:

a)      Como você conseguiu chegar até aqui?
b)      Como todos podem ver, a situação não é das melhores.
c)      Não só leu os livros indicados, como também outros de interesse pessoal.
d)     Como não telefonou, resolvi procurá-lo pessoalmente.
e)      O arquiteto projetou o jardim exatamente como lhe pediram.

3 comentários:

  1. Isabel, adorei este material, ele está sendo de grande utilidade para finalisar o processo de compreensão do conteúdo, embora as aulas tenham sido maravilhosas e de aproveitamento 100%, a revisão ajudou mais e mais, seria bem interessante se todos os professores adotarem esta metodologia. Alias, você poderia abrir até um espaço aqui em seu blog, para os professores deixarem documentos como este!. Obg!

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  2. Joao Filho, a metodologia foi repassada.. vocês poderiam conversar com os professore para que eles abrissem esse canal. Infelizmente não dá pra abrir espaço pra outras disciplinas porque vai desvirtuar o foco do blog, que é fala da Língua Portuguesa.. mas essa ideia que você deu seria ótima para o blog da escola, não acha?

    Obg pelo comentário!

    Isabel Muniz

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  3. Essas dicas são muito importantes, pois a gramática é influência para que possamos fazer uma boa redação principalmente no Enem. enfim pode muda o nosso futuro,uma simples dica.obrigada Isabel pelo que estar fazendo.
    Jessé de lima N° 19
    MANUTENÇAO B

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