sexta-feira, 12 de abril de 2013

Debate: Legalização do Aborto

Manutenção A se organizando para argumentar
As turmas de Manutenção Automotiva da 3ª série realizaram os últimos debates da semana. Em alguns grupos, ficou clara a falta de embasamento técnico para a argumentação em favor ou contra a legalização do aborto. Apesar disso, houve reflexão madura e um sentimento de angústia em vista das novas perspectivas de pensamento abertas a partir do debate. Agora é hora de "colocar a mão na massa" e produzir o próprio texto, com os próprios pensamentos e as conclusões tiradas a partir das discussões sobre o tema. A produção textual precisar estar de acordo com as exigências do ENEM, assim, é importante estarem atentos às 5 competências básicas necessárias a uma boa argumentação: 


1 - Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2 - Compreensão da proposta de redação;
3 - Seleção e organização das informações;
4 - Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
5 - Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.   

A seguir, confira as fotos dos debates realizados nas turmas de Manutenção Automotiva A e B: 


Joyce mediou o debate na Manutenção A

Organização das réplicas

Manifestos de ambos os lados


Hélio mediou o debate na Manutenção B
Elaboração de réplicas
O debate foi ficando nervoso...

Assista ao vídeo do debate realizado pela turma de Manutenção Automotiva A:

Assista ao vídeo do debate realizado pela turma de Manutenção Automotiva B:




Nos debates ocorridos não houve vencedores. O assunto é delicado e não há verdades ou mentiras, o que há é possibilidade de reflexão e, então, cada aluno é convidado a expressar sua opinião através da produção textual que será elaborada. Atentem às datas de entrega: todas as turmas entregarão os textos no dia 24 de abril (com exceção da Secretaria Escolar, que será dia 25 de abril).

2 comentários:

  1. Falar desse assunto é muito complicado pois cada um tem sua opinião uns acha que é certo o aborto, outros não, uns acham certo em caso de estrupo mas difícil mesmo foi abordar no debate pois tinha gente que não era a favor do aborto e estava no lado dos que são a favor e vice
    -e-veça. Mas com esse debate fez com que muitas pessoas mudassem sua opinião em relação a isso. E a professora Isabel Muniz vai passar uma produção de texto relacionado a esse assunto com isso ja foi uma forma de nos auxilar para a produção.

    Lucas Nunes
    17
    Automotiva A

    ResponderExcluir
  2. Sei que minhas pŕpria convicções não são suficientes para criar uma opinião que seja agradável a todos, mas particularmente sempre fui contra o aborto, na verdade eu sou contra qualquer forma de rejeição dos filhos...independente da situação em que sejam gerados.
    E a maioria dos abortos é feita por motivos egoístas: ME livrar da dor, ME livrar do trauma, manter o MEU corpo intacto, e coisas do gênero. Quem aborta pensa apenas na sua própria vida, sem pensar na vida de um ser inocente que carrega no ventre.

    ResponderExcluir