Linguagem cifrada de grupos restritos
Explicar a palavra gíria já é a maior “mão-de-obra”. Ela é sinônimo de geringonça, que se origina do espanhol jerigonza, ou ainda, jerga. Etimologistas acreditam que, por onomatopéia, jerga tenha nascido do verbo latino garrire, ou seja, tagarelar. Mas Deonísio da Silva, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Carlos, lembra outra hipótese: a origem remota estaria no vocábulo grego hierós, que define o que é sagrado, oculto. E destaca a sua característica de linguagem cifrada, compreendida apenas pelos que pertencem à mesma tribo.
Fonte: http://super.abril.com.br/cultura/afinal-qual-giria-436436.shtml
E foi pensando na importância de deixar a gíria no ambiente comunicativo adequado que a criação de um DICIONÁRIO DE GÍRIAS foi proposta. Lembrando que os grupos foram divididos por números aleatórios para que, assim, você tenha oportunidade de se integrar com pessoas com as quais nem sempre tem tanto contato. Algumas informações são necessárias relembrar:
- O trabalho deverá ser entregue em folha almaço ou ofício;
- Deve ser escrito a mão;
- Como todo dicionário, ele deve estar em ordem alfabética;
- Deve ser escrito com caneta preta ou azul;
- Ele deve conter apenas as gírias que vocês realmente utilizam no dia a dia;
- Para as turmas que pedi relatório, não esqueça que ele é à parte, pode ser digitado, e deve explicar o papel de cada um no desenrolar do trabalho.
A seguir, ouça a música "Gíria é cultura do povo", de Bezerra da Silva:
Nenhum comentário:
Postar um comentário