quinta-feira, 26 de abril de 2012

Convivendo com as diferenças culturais



   Quem será capaz de mudar uma pessoa completamente? Ninguém. Quem será capaz de modificar toda a estrutura ideológica de um ser social? Nenhuma pessoa. Todos nós estamos presos em um mundo cheio de diferenças.
Hélio, Miguel, Kayo, Erick e Mardônio
   Somos diferentes: raças, etnias, culturas e sociedades são exclusivas, o que nos torna especiais e curiosos, fazendo com que sejamos reconhecidos ou, por muitas vezes, ignorados e taxados de inúteis. O único direito que temos é o de respeitar esses povos e não o de sermos ignorantes ao ponto de termos a mente convertida no tamanho de um ácaro.
   Por que esse “desrespeito” ainda é presente entre nós no dia-a-dia? O homem quis ser adepto à doutrina etnocêntrica e acabou esquecendo que o mundo é uma mistura de culturas diferentes e que, cada sociedade, é feliz pelo jeito que convive com a história de seus antepassados e não pelo fato de haver uma ditadura na qual o mandamento principal é querer que tudo e todos sejam iguais.
   Nossa única alternativa é conviver com essas diferenças e procurar nos informar sobre as suas raízes e seus princípios. Assim, descobriremos o porquê da enorme valorização de instrumentos culturais que, para algumas pessoas, pode não valer nada, mas, para outras, a vale mais que ouro.

Kayo, Hélio, Miguel, Mardônio e Erick
(Manutenção  Automotiva B - 2º ano)

Um comentário:

  1. Conviver com culturas diferentes é sinônimo de aprender. Quer ver? Quando um brasileiro viaja pra Índia e vê todos lá com roupas diferentes, ele pensa: ''kkkkk como alguém pode vestir uma roupa dessa?'' Mas quando alguém o ensina que a roupa de cada um,tanto homem ou mulher, lembra a história antiga da Índia e de seus antepassados, ele passa a aentender o porquê daquelas vestes serem daquele jeito.O que eu quis mostrar com isso? Vamos parar de criticar tanto a cultura alheia e ver que cultura é sinônimo de história e aprendizagem *_*

    ResponderExcluir