sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"Pérolas" do 3o. bimestre


A ilhadalinguaportuguesa resolveu descontrair e abrir um espaço para divulgar as “pérolas” encontradas em algumas produções textuais. É normal que haja problemas com ortografia em vista da confusão feita com a linguagem falada. Além do mais, a complexidade dos usos da Língua Portuguesa ocasiona confusões na comunicação, resultando em coisas assim (os comentários em vermelho foram feitos pela professora):

O “h” sempre esquecido, tadinho:
ONESTIDADE, UMILDE, OUVESSEM, ONRA

Muitos escrevem do jeito que falam:
SEXSUAL, PROFICIONALIZANTE, TIMIDEIS, TEVICE, PENÇAVA, DE VAGAR, ENGRESSAR, CONCERTEZA, INFELIZMESTE

E outros trocam os “nomes dos bois” completamente:
"ELA ARRANCOU UNHAS E DENTES E HOJE TENHO EMPREGO" (a mãe do Rodrigo teve que se mutilar para que ele tivesse um bom emprego?!)

"EU ME ESCREVI NA UFC PARA MEDICINA, E NA US PARA BIOLOGIA" (pegou a caneta e escreveu no muro da UFC? Ah, a sigla de Universidade Estadual do Ceará É UECE; US é marca de cigarro, meu povo!)

"MEU MAIOR MEDO É PERDER AS PESSOAS QUE AMO, COMO MINHA VÓ, EU A AMAVA E CHOREI MUITO COM A SUA MORTE" (o aluno matou a avó do Rodrigo, porque ele não disse isso na entrevista)

"CONTEMPLAR ESSES HEROIS, CUJOS HOLOFORTES SÃO O SOL, QUE CASTIGA" (Holofortes e holofracos?)

"EXPOR UM POUCO DE SUA VIDA, TANTO PROFISSIONAL, RELIGIOSO COMO SEXUAL" (Religioso e sexual envolvem o PESSOAL)

"MEU OBJETIVO NA VIDA É FAZER MESTRADO, FAZER UM CONCURSO, E O MEU GRANDE OBJETIVO É SER PESQUISADOR. E, NO DIÁRIO, VENCER AS APARÊNCIAS DOS OUTROS" (Nem sabia que o Rodrigo tinha diário)

"MINHA MÃE, ELE ME FEZ CHEGAR ATÉ AQUI, GRAÇAS A ELE VENCE O QUE VENCI" (a mãe é um homem? Como é isso?)

"SINCERIDADE DE LHE DAR COM AS PESSOAS" (Dar o quê? A quem?)

"AQUI PODE TER UM HOMOSSEXUAL, UM BISSEXUAL OU ATÉ UM HETEROSSEXUAL E, DE REPENTE, ISSO PODERIA ATRAPALHAR NO AMBIENTE DE TRABALHO". (Valhamideus, então o ambiente de trabalho tá perdido, porque é cheio desses tipos de pessoas)


É importante deixar claro que todos os textos são reescritos e os problemas discutivos, a fim de que sejam evitados nas próximas produções.

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