QUESTÃO
01
Leia
o texto a seguir:
“Em casa, brincava de missa, — um
tanto às escondidas, porque minha mãe dizia que missa não era
cousa de brincadeira. Arranjávamos um altar, Capitu e eu. Ela servia
de sacristão, e alterávamos o ritual, no sentido
de dividirmos a hóstia entre nós; a
hóstia era sempre um doce. No tempo em que brincávamos assim, era
muito comum ouvir à minha vizinha: “Hoje há missa?” Eu já
sabia o que isto queria dizer, respondia afirmativamente, e ia pedir
hóstia por outro nome. Voltava com ela, arranjávamos o altar,
engrolávamos o latim e precipitávamos as cerimônias. Dominus
non sum dignus … Isto,
que eu devia dizer três vezes, penso que só dizia uma, tal era a
gulodice do padre e do sacristão. Não bebíamos vinho nem água;
não tínhamos o primeiro, e a segunda viria tirar-nos o gosto do
sacrifício”.
(Machado de Assis, Dom
Casmurro, Obra completa.)
Analisando
o trecho lido e com base em seus conhecimentos sobre Machado de
Assis, pode dizer-se que
a)
pertenceu, especialmente, ao primeiro momento do romantismo
brasileiro.
b)
seu humor e pessimismo são marcas de sua originalidade realista.
c)
seus romances e poemas retratam um herói sofrido mas ideal.
d)
buscou resgatar a figura do protagonista perfeito e da pureza
feminina.
e)
preocupou-se em destacar personagens honestos e de bom caráter.
QUESTÃO
02
Leia
atentamente o trecho de Black,
de Artur Azevedo:
A ventura de Leandrinho tinha um único
senão: havia na casa um cãozinho de raça, um bull-terrier, chamado
Black, que latia desesperadamente sempre que farejava a presença
daquele estranho.
Dir-se-ia que o inteligente animal
compreendia tudo e daquele modo exprimia a indignação que tamanha
patifaria lhe causava.
Entretanto, o inconveniente, foi
remediado. A poder de carícias e pães-de-ló, a pouco e pouco
logrou o afortunado Leandrinho captar a simpatia de Black, e este,
afinal, vinha aos pulos recebê-lo à porta da rua, e acompanhava-o
no corredor, saltando-lhe às pernas, lambendo-lhe as mãos,
corcoveando, arfando, sacudindo a cauda irrequieta e curva.
As mulheres viciosas e apaixonadas
comprazem-se na aproximação do perigo; por isso, Dona Candinha
desejava ardentemente que Leandrinho travasse relações de amizade
com o Senhor Martins.
Tudo se combinou, e uma bela noite os
dois amantes se encontraram, como por acaso, num sarau do Clube
Familiar da Cancela. Depois de dançar com ele uma valsa e duas
polcas, ela teve o desplante de apresentá-lo ao marido.
Sucedeu o que invariavelmente sucede.
A manifestação da simpatia do Senhor Martins não se demorou tanto
como a de Black: foi fulminante.
Os maridos são por via de regra menos
desconfiados que os bull-terriers.
Assinale
o item no qual observamos trecho tipicamente Realista
a)
“A ventura de Leandrinho tinha um único senão”.
b)
“Entretanto, o inconveniente, foi remediado”.
c)
“este, afinal, vinha aos pulos recebê-lo à porta da rua”.
d)
“As mulheres viciosas e apaixonadas comprazem-se na aproximação
do perigo”.
e)
“pouco logrou o afortunado Leandrinho captar a simpatia de Black”.
QUESTÃO
03
No
trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica
sutilmente outro estilo de época: o Romantismo:
“Naquele tempo contava apenas uns
quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da
nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já
lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque
isto não é romance, em que o autor ornamenta a realidade e fecha os
olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse
o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das
mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o
indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da
criação”.
ASSIS,
Machado de. Memórias
Póstumas de Brás Cubas.
Rio de Janeiro: Jackson,1957.
A
frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao Romantismo
está transcrita na alternativa
a)
“o autor ornamenta a realidade e fecha os olhos às sardas e
espinhas”.
b)
“era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça”.
c)
“Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele
feitiço, precário e eterno...”.
d)
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...”.
e)
“o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da
criação”.
Leia
o texto a seguir, extraído da obra Dom
Casmurro, de Machado
de Assis, e responda às questões 04 e 05:
Tinha-me lembrado a definição que
José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada."
Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver
se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me
perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário;
a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação
creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um
pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos,
constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar
crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...
Retórica dos namorados, dá-me uma
comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de
Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade
do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de
ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não
sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para
dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para
não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às
orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão
depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo,
cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos
minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão
marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas
pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração
das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos
bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão
padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das
delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as
dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao
divino Dante; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para
contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me
definitivamente aos cabelos de Capitu, mas então com as mãos, e
disse-lhe,–para dizer alguma cousa,–que era capaz de os pentear,
se quisesse.
- Machado de Assis in “Dom Casmurro”
QUESTÃO
04
Para o narrador, os olhos de Capitu
eram olhos de ressaca, como a vaga (onda) que se retira da praia, nos
dias de ressaca. Entende-se, então, que ele
a) começava a nutrir sentimento de
repulsa em relação a ela, como está sugerindo em [seus olhos]
“entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal
expressão que...”.
b) se sentia
fortemente atraído por ela, como comprova o trecho: “Traziam não
sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para
dentro...”
c) passou a desconfiar da sinceridade
dela, como está exposto em: “mas dissimulada sabia, e queria ver
se podiam chamar assim”.
d) começava a vê-la como uma mulher
comum, sem atrativos especiais, como demonstra o trecho: “eu nada
achei extraordinário...”.
e) deixava de vê-la como uma mulher
enigmática, como está sugerido em: “Olhos de ressaca! Vá, de
ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova”.
QUESTÃO 05
Leia novamente o trecho: “e
disse-lhe,–para
dizer alguma cousa,–que era capaz de os pentear, se quisesse.”. O
pronome sublinhado refere-se
a) aos olhos de ressaca.
b) às pupilas.
c) a Capitu.
d) a Bentinho.
e) aos cabelos.
QUESTÃO 06
Leia este poema, de Carlos Drummond de
Andrade:
A
bomba
A bomba
É uma flor de pânico apavorando os
floricultores
A bomba
É o produto quintessente de um
laboratório falido
A bomba
É a miséria confederando milhões de
misérias
A bomba
É estúpida é ferotriste é cheia de
rocamboles
A bomba
É grotesca de tão metuenda e coça a
perna
[...]
A bomba
Não é séria, é conspicuamente
tediosa
A bomba
Envenena as crianças antes que
comecem a nascer
A bomba
Continua a envenená-las no curso da
vida
A bomba
Respeita os poderes espirituais, os
temporais e os tais
A bomba
Pula de um lado para outro gritando:
eu sou a bomba
A bomba
É uma inflamação no ventre da
primavera
[...]
O poema que você leu é todo
construído a partir de dísticos, isto é, de estrofes de dois
versos. A disposição visual desses dois versos possibilita perceber
de imediato os dois termos essenciais das orações: o sujeito e o
predicado. Identifique o item em que aparece o sujeito das orações
do poema e o poder que ele(a) tem:
a) os floricultores / construir
flores.
b) um laboratório falido / produzir
quintessente
c) é a miséria / confederar mais
misérias.
d) o ventre da primavera / inflamar as
pessoas
e) a bomba /
destruir tudo.
QUESTÃO 07
Leia o texto a seguir:
Meio-dia
É meio-dia
no meio do mundo
balões verdes
balões vermelhos
cirandam com os raios de sol
coloridos, dispersos
refletidos nos vitrais
das igrejas.
Será o meio do mundo
no país dos egípcios
ou na Montanha Meru
dos hindus?
Bate meio-dia
no relógio solar
da capital da China,
abre-se o portão dos deuses
na Babilônia.
É meio-dia
no meio do mundo
no friozinho da barriga
do menino da rua.
(Gata cigana. Erechim: Edelbra, 1991.
p. 12.)
Há, no poema, uma oração que é
responsável pela indicação do tempo em que ocorrem as ações
verbais. Assinale o item onde encontramos essa oração
a) é meio
dia.
b) no meio do mundo.
c) no relógio solar.
d) abre-se o portal dos deuses.
e) será o meio do mundo.
QUESTÃO 08
Leia a letra de uma canção, de
Ataulfo Alves, e responda à questão:
Pois é
Falaram tanto que desta vez
A morena foi embora.
Disseram que ela era a maioral
E eu é que não quis acreditar
Endeusaram a morena tanto tanto
Que ela resolveu me abandonar.
A maldade dessa gente é uma arte
Tanto fizeram que houve a separação.
Mulher a gente encontra em toda parte
Mas não se encontra a mulher
Que a gente tem no coração.
Em toda oração, o predicado
apresenta uma afirmação a respeito do sujeito. Assinale o predicado
que traz informações sobre o sujeito “a morena”, contido no
poema lido
a) não quis acreditar.
b) endeusaram a morena tanto tanto.
c) resolveu
me abandonar.
d) é uma arte.
e) encontra em toda parte.
QUESTÃO 09
Leia o trecho a seguir, de “Missa do
Galo”, conto realista de Machado de Assis:
“A casa em que eu estava hospedado
era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias,
com uma de minhas primas A segunda mulher, Conceição, e a mãe
desta acolheram-me bem quando vim de Mangaratiba para o Rio de
Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranqüilo,
naquela casa assobradada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas
relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a
mulher, a sogra e duas escravas. Costumes velhos. Às dez horas da
noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia.
Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao
Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas
ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa;
ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã
seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em
ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e
dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a
princípio, com a existência da comborça; mas afinal, resignara-se,
acostumara-se, e acabou achando que era muito direito”.
Assinale o item no qual constatamos a
influência do Realismo no texto lido
a) “A casa em que eu estava
hospedado era a do escrivão Meneses”.
b) “A segunda mulher, Conceição, e
a mãe desta acolheram-me bem”.
c) “A família era pequena, o
escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas”.
d) “Meneses
trazia amores com uma senhora, separada do marido”.
e) “Conceição padecera, a
princípio”.
QUESTÃO 10
Para resolver à última questão,
leia o seguinte trecho de entrevista feita por alunos da EEEP de
Itaitinga:
Perguntas sobre você
Por
ALEX SOUSA SANTOS
Você já conseguiu imaginar
quanta ignorância cabe em uma pessoa? Ou quanta inteligência está
guardada em sua cabeça? Ou já tiveram interesse em saber quanto
tempo um aluno de EEEP tem para realizar seus trabalhos profissionais
e pessoais? Pois bem, tudo isso você irá saber ao longo dessa
entrevista.
Às vezes por que você é tão
ignorante?
Damião: Porque às vezes não consigo
suportar tanta besteira falada pelas pessoas. Mas estou tentando
melhorar.
Essa ignorância vem de acordo
com o que as pessoas falam ou é de nascença?
Damião: Como já falei, é pelo que
as pessoas falam ou fazem que às vezes me irrito.
O que você sente em relação à
turma de Manutenção 2ºB? Explique de acordo com o comportamento da
mesma.
Damião: Vejo que a sala está
tentando melhorar, mas o que está faltando é maturidade de muitos,
vemos que, muitas vezes, levamos quase tudo na brincadeira.
Em
“mas
o que está faltando”, a palavra sublinhada introduz uma
a)
finalidade.
b)
conclusão.
c)
causa.
d)
concessão.
e)
proporção.
Venho desde já parabenizar a Aluna ELIZIANE DA SILVA VIEIRA do Curso de manutenção automotiva por ter conseguido tirar a nota maxima no provão de português.
ResponderExcluirE OS DEMAIS ALUNOS DE MINHA SALA.
GALERA OS ESTUDOS NA CASA DO HELIO VALERAM A PENA DEVE CONTINUAR VIU !!!!
Gostei de ver, Luis Neto! Concordo com seu comentários, os estudos na casa do Hélio devem continuar sim! Pelo visto, foram muito proveitosos!
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